Tecnologia

Entenda o problema que fez Elon Musk suspender temporariamente a compra do Twitter

Elon Musk anunciou nesta sexta-feira (13) que suspendeu a compra do Twitter de forma temporária para que a empresa apresente dados do número de bots e contas falsas em sua plataforma. De acordo com o bilionário, faltam detalhes dos cálculos revelados recentemente pela rede social.

Dados do Twitter indicam que os perfis fake e usados para postagens de mensagens de spam representam 5% da base de 229 milhões de usuários ativos da rede.

Horas depois de pedir mais informações sobre as contas falsas no serviço, Musk usou o Twitter para dizer que "segue comprometido" com a compra da rede social, acertada por US$ 44 bilhões.
O magnata já demonstrou publicamente sua preocupação com a possibilidade de a rede social "estar morrendo". Além dos perfis falsos, Musk aponta que várias contas de celebridades têm muitos seguidores, mas não têm conteúdo publicado frequentemente na plataforma.

 

Veja quais são as principais dúvidas e como a rede social pode atacar o problema.

 

O que são bots, contas falsas e perfis de spam?
Em resumo, bots ou robôs são contas controladas por um programa de computador que pode fazer todas as ações de um usuário comum do Twitter: curtir conteúdos, seguir outros usuários, publicar e retuitar postagens.

 

Esse tipo de conta pode ser usado para diversos fins: desde informar sempre que determinado perfil posta uma nova mensagem até disseminar notícias falsas. (Saiba mais sobre o uso malicioso de bots no Twitter)

 

Já contas falsas ou perfis fake são contas que representam uma pessoa, organização ou empresa que não existe realmente nas redes sociais. Eles podem ser criados usando nomes, informações e fotos de celebridades, personagens da ficção ou até mesmo fazendo uso indevido de dados de terceiros.

 

Não necessariamente um perfil falso é um robô. Tanto no Twitter quanto em outras redes sociais há perfis que são usados e atualizados por usuários reais.

 

 

Já os chamados bots de spam usam essas ações para atividades que podem ser prejudiciais, como divulgação excessiva de marketing para determinada empresa ou disseminação de mentiras para influenciar a opinião dos usuários a respeito de um assunto ou político.

 

No caso de robôs envolvidos em golpes, eles também podem ser chamados de scam bots. O próprio Elon Musk comentou em entrevista recente que vive esbarrando em golpes que usam a promessa de lucros com criptomoedas para atrair vítimas.

 

Quantas contas falsas o Twitter tem?


Não é possível chegar a um número exato de quantas contas falsas existem na rede social. Em seu último relatório de resultados enviado para a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês), o Twitter afirma ter conhecimento de que "existem várias contas falsas ou de spam na plataforma".

 

A empresa estima que elas representem 5% da base de 229 milhões de usuários ativos da rede social. O que significa que estariam em torno de 11,5 milhões de contas. Só que o próprio Twitter reconhece que essa informação pode ser diferente.

 

De acordo com o documento, o time da rede social aplicou um "julgamento significativo" para chegar a esse dado. Ou seja, não é possível dizer quanto essa estimativa foi influenciada ou quais critérios a empresa usou para chegar à informação.

 

 

Curiosamente, após o anúncio do acordo com Musk, um movimento atípico no Twitter chamou a atenção de especialistas: perfis conservadores, incluindo o do próprio presidente Jair Bolsonaro (PL), ganharam milhares de novos seguidores.

 

Em entrevista à BBC Brasil, o CEO da plataforma BotSentinel, Christopher Bouzy, diz que essas contas não são "orgânicas". Já o Twitter afirmou que as oscilações parecem ter ocorrido de forma natural.

 

O que Elon Musk pensa sobre o assunto?


Em abril, o executivo disse que esse tipo de conta automatizada seria seu principal alvo ao assumir o controle da rede social.

"Francamente, a minha maior prioridade seria eliminar os bots de spam e golpes [scam] e os exércitos de bots que existem no Twitter. Eles fazem o produto ser muito pior", disse Musk em uma entrevista durante o evento TED.
Musk ainda brincou que gostaria de ter um "dogecoin para cada golpe envolvendo criptomoedas" que já viu. O magnata é um entusiasta das moedas virtuais, como o dogecoin, e costuma tuitar sobre o assunto com frequência em seu perfil.

 

Quais malefícios os bots podem causar?


O uso malicioso de perfis automatizados pode influenciar de forma negativa em redes sociais e, em alguns casos, prejudicar financeiramente os usuários.

 

 

Os principais impactos negativos , segundo o próprio Twitter, são:

uso mal-intencionado de automação para minar ou interromper uma conversa pública, como tentar fazer que algo seja tendência;
ampliação artificial de conversas no Twitter, inclusive por meio da criação de contas múltiplas ou sobrepostas;
gerar transações envolvendo golpes;
usar uma hashtags de forma repetitiva e abusiva, incluindo termos não relacionados em um tuíte para inflar artificialmente um tema.
A rede social diz que se mantém proativa na busca e exclusão desses comportamentos.

 

Como o Twitter lida com o problema?


A rede social permite os bots em sua plataforma, desde que essas contas sejam sinalizadas. Além disso, a companhia diz que retira esses perfis de suas estimativas de usuários ativos.

 

"Estamos continuamente buscando melhorar nossa capacidade de estimar o número total de contas de spam e eliminá-las do cálculo de usuários, e fizemos melhorias em nossos recursos de detecção que resultaram na suspensão de um grande número de spam, automação maliciosa e contas falsas", diz o documento mais recente de resultados do Twitter.

 

Uma pesquisa realizada pelo próprio Twitter em 2021 revelou que a grande quantidade de bots e contas falsas era a principal preocupação dos usuários da plataforma.

 

Em postagem no blog oficial da empresa em setembro de 2021, o Twitter afirma que treina seus algoritmos para reconhecer padrões de atividade maliciosa e que entre 5 milhões e 10 milhões de contas são investigadas todas as semanas.

 

Os usuários também são incentivados a denunciar contas de spam e golpes.

 

A empresa também afirma que tem um time forense de investigador para detectar se as contas são automatizadas e identificar campanhas nocivas na rede. A cada seis meses, a companhia divulga um relatório de transparência, no qual indica as exclusões de perfis e outros dados sobre o assunto.

 

O problema pode travar a negociação entre Musk e Twitter?


Ainda é cedo para dizer. Cerca de duas horas depois de anunciar que as negociações de compra da rede social estavam suspensas, Musk voltou ao Twitter para dizer que "ainda estava comprometido com a compra" da companhia.

 

O bilionário é conhecido por ser temperamental (saiba mais sobre as polêmicas de Musk), o que torna o desfecho da transação pouco previsível.

 

Depois da primeira mensagem sobre o assunto, as ações do Twitter caíram em torno de 20% nas negociações pré-mercado da bolsa dos EUA. Na abertura das negociações, a queda no valor das cotas da empresa era de 10,98%.
 


Comentários

Siga-nos

Leia as últimas notícias sobre qualquer uma dessas redes sociais!


Últimas Notícias