Mundo

CABUL, 22 JUN (ANSA) – Um terremoto de magnitude 5.9 na escala Richter matou mais de mil pessoas e deixou mais de 1,5 mil feridos no sudeste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão.
O abalo sísmico ocorreu na noite da última terça-feira (21), e o balanço de vítimas tende a se agravar nas próximas horas, já que socorristas ainda buscam corpos nos escombros de prédios destruídos.
“Até o momento, a informação que temos é de que pelo menos 920 pessoas morreram e 600 ficaram feridas”, disse o vice-ministro para Gestão de Desastres, Sharafuddin Muslim, em uma coletiva de imprensa em Cabul.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi registrado 46 quilômetros a sudoeste da cidade de Khost, a uma profundidade de 10 quilômetros.
A região mais atingida é a província montanhosa de Paktika, mas tremor foi sentido em um raio de mais de 500 quilômetros a partir de seu epicentro, incluindo territórios no Paquistão e até na Índia.
O governo talibã do Afeganistão pediu ajuda da comunidade internacional e de agências humanitárias para prestar socorro às vítimas do terremoto.
O enviado especial da União Europeia para o país asiático, Tomas Niklasson, disse que o bloco está “pronto para coordenar e fornecer assistência de emergência”, enquanto o gabinete da ONU para assuntos humanitários deslocou equipes para as áreas afetadas.
Já o papa Francisco expressou “solidariedade aos feridos e a quem foi atingido pelo sismo”. “Rezo principalmente por aqueles que perderam a vida e por seus familiares. Desejo que, com a ajuda de todos, seja possível aliviar os sofrimentos da cara população afegã”, disse o pontífice em sua audiência geral desta quarta-feira (22). (ANSA).
Comentários
Nosso PODCAST
Últimas Notícias
Tiroteio deixa ao menos dois feridos e um morto em Chicago, nos EUA
PM-VG
Morte de motociclista em estrada, Natasha ao Senado e corrida da PM-VG são destaques
Felipe Neto
Felipe Neto volta a falar da briga com Zé Felipe e se acerta com o sertanejo
México
Aos 21, cantora é assassinada por marido de 79 anos em restaurante no México
Wesley Safadão
Com lesão na coluna, Wesley Safadão faz pausa em agenda de shows
Várzea Grande
Prefeitura leva assistência técnica de análise da água para pequenos piscicultores de Várzea Grande
‘Calada vence’
Deolane Bezerra dá pistas sobre ter voltado com Antonio Mandarrari: ‘Calada vence’
Mais Lidas
Batida de ônibus e carreta deixa 12 mortos em MT
Televisão
Além da Ilusão: Matias é desmascarado e Davi se casa com Isadora
Banda Novo Som
Lukinhas da Banda Novo Som deixa Banda duas versões são contadas
Uber
Procon Carioca notifica Uber por adiantar destino de corridas a motoristas
BAIXA
País criou vagas para negros e pardos em 2018, e fechou para brancos; entenda
Givaldo Mendigo
Instagram oficial de ex-morador de rua foi banido do Instagram
POCONÉ
Marcinho trará para Poconé o debate sobre salvaguarda da cultura
Mural de Recados
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por...
De: Mixto Para: Timemania
Mixto convoca torcida para apostar na Timemania acumulada Prêmio está acumulado em 10,3 milhões para esta quinta feira. O mixto tem hoje, aproxima...
De: Apimentado Para: Governo